3.17.2014

This is Formula One.

Complementando os posts anteriores, segue um video que sintetiza o que realmente é a Fórmula 1 na minha opinião.

THIS IS FÓRMULA ONE


Awsome!!!

See You!!

# GP da Austrália - 2014 - Final Analysis

Decepcionante. Essa é a palavra que define a etapa da Austrália de Fórmula 1. A última esperança de emoção que era a largada e ver todos os carros andando juntos em condições de corrida, foi para o espaço já na primeira volta. Simplesmente não aconteceu.Tenho certeza que não sou o único que pensa dessa forma. Se o objetivo dessa mudança era atrair mais público para a televisão e aos circuitos, o tiro saiu pela culatra. A minha aposta é que este regulamento não fica para o ano que vem. Pelo menos algumas modificações serão propostas. Até os pilotos começam a revelar sua opinião de que a Fórmula 1 perdeu o seu charme.

RACE

A minha aposta para a vitória, Lewis Hamilton, saiu da corrida já nas primeiras voltas com problemas na sua Mercedes e viu seu companheiro de equipe, Nico Rosberg que havia feito uma ótima largada, assumir a ponta e não a deixar mais até a bandeirada final.
Felipe Massa como sempre, teve má sorte e foi atingido logo na largada pelo japonês maluco, Kobayashi. Esse é o risco que se corre langando do meio do pelotão para trás. O seu companheiro de equipe, Bottas, fez uma bela corrida apesar do toque no muro nas primeiras voltas quando vinha ganhando várias posições. Teve sorte do seu toque no muro deixar detritos na pista e ocasionar a entrada do SafetyCar. Assim, conseguiu fazer o pitstop para trocar o pneu furado após o toque e retornar sem perder voltas. Depois disso, escalou o pelotão e terminou em 5º lugar.
Fernando Alonso fez uma corrida discreta e terminou em 4º lugar, evidenciando a diferença de equipamento para as outras equipes, principalmente Mercedes e Mclaren. A Ferrari precisará desenvolver muito esse carro se quiser lutar pelo campeonato. Já Kimi Raikkonen sofreu demais na corrida, mostrando que precisa de muita adaptação à Ferrari.
Os destaques da corrida, além de Nico Rosberg que fez uma corrida estupenda, foram Ricciardo, Magnussen e Button. Desses últimos três, a revelação foi Magnussen, fazendo uma corrida de piloto experiente, sem erros. Já seu companheiro, Button fez uma corrida cerebral como sempre. Para mim, além de Hamilton é o favorito para o título desse ano. Uma pena a desclassificação de Ricciardo, não merecia. Fez uma excelente corrida mostrando que irá incomodar Vettel. Essa desclassificação confirmou algumas suspeitas minhas em relação a RBR desde 2010. Sempre achei impossível um carro ter tamanho desempenho seguindo as mesmas regras das outras equipes. Vamos ver o seu desempenho na Malásia, próxima etapa da Fórmula 1. Em tempo, Vettel deu três voltas com a sua RBR e abandonou.

Resultado dos meus palpites:

1º - Fernando Alonso - Wrong! - Nico Rosberg
2º - Nico Rosberg - Wrong! - Kevin Magnussen
3º - Kevin Magnussen - Wrong! - Jenson Button

PS: Acertei dois de três pilotos, mas com posições invertidas. A posição do Alonso realmente foi um palpite com o coração.

Outra informação importante. Nico Rosberg fez a melhor volta da corrida com 1:32.478. Em contrapartida a melhor volta nesse circuito em 2013 foi de Kimi Raikkonen com 1:30.030. O carro desse ano é quase dois segundos e meio mais lento do que o carro do ano passado.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710
2. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777
3. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675
8. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441
9. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585
10. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916
11. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta
12. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1
13. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2
14. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): +8 

Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): 29
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): 27
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 3
Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 2
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): 0
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 0
Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): desclassificado

MUNDIAL DE PILOTOS

1.  Nico Rosberg:  25 pontos
2.  Kevin Magnussen: 18
3.  Jenson Button: 15
4.  Fernando Alonso: 12
5.  Valtteri Bottas: 10
6.  Nico Hulkenberg: 8
7.  Kimi Raikkonen: 6
8.  Jean-Eric Vergne: 4
9.  Daniil Kvyat: 2
10. Sergio Pérez: 1

PRÓXIMA ETAPA

28, 29 e 30 de março - GP da Malásia - Sepang.

See You!!




3.15.2014

# GoFerdi - Keep Pushing

P5 Qualifying - Keep Pushing. #goferdi #fernandoalonso #alonso #F1 #ferrari #ausgp #ferrari2014 #F14T #forzalonso #forzaferrari










Go Ferdi!!

Avanti!

# GP Austrália - 2014 - Qualifying.

Um ingrediente a mais fez com que o qualifying fosse diferente, a chuva. Desde o 3º treino livre as nuvens já rondavam o circuito de Albert Park, na Austrália. O treino começou sem chuva mas a sua presença era iminente, e na metade do Q1 ela veio em definitivo.

O Q1 foi agitado pois no seu início a pista ainda estava seca e todos os pilotos correram para marcar os melhores tempos antes da chuva. A Ferrari começou errando como sempre, mandando Alonso para a pista com pneus médios. Ora, havia 100% de chance de chuva e a Ferrari manda seus carros com um pneu que comprovadamente é quase 2 segundos mais lento do que os macios, enquanto todas as outras equipes entram na pista com os pneus macios. A conversa entre Alonso e seu engenheiro pelo rádio era desesperadora, "entre no box agora!!" - disse o seu engenheiro. Ele falou "ok, ok, estou entrando!!"

No final, Alonso conseguiu marcar sua volta rápida no limite do começo da chuva. Um risco desnecessário. Passaram para o Q2 as equipes previsíveis, sem nenhuma surpresa.

O Q2 começou com a pista bem molhada e todos foram para a pista com pneus intermediários. Duas surpresas ficaram de fora do Q3, Vettel e Button. Dois campeões mundiais que não conseguiram se acertar com o carro no piso molhado. A pista foi ficando mais seca no final do Q2 e os tempos mudavam a todo momento. Quase no final, Haikkonen rodou e acabou batendo no muro, ocasionando uma bandeira amarela naquele local e impossibilitando a melhora de tempos para os pilotos. 

O Q3 começou com a pista encharcada, chovia bem mais do que no Q2 e novamente a Ferrari apronta uma das suas. Enquanto todos estavam com pneus para chuva forte e marcando ótimos tempos, Alonso estava de intermediários marcando péssimos tempos. Quando restavam alguns minutos para o final do Q3 a Ferrari o chamou e trocaram para pneus de chuva forte. Com isso, ele teve 3 ou 4 voltas para marcar seu tempo. Novamente, um risco desnecessário. Acredito que ele poderia ter ido mais para frente, pelo menos em 3º ou 4º. No final acabou em 5º lugar.

A boa surpresa foi o desempenho do Ricciardo, brigando desde o Q1 com as Mercedes e no final conseguindo colocar-se em 2º lugar, levando os Australianos ao delírio, primeiro porque ele é autraliano e segundo porque Vettel tinha caído anteriormente no Q2. A previsão de todos, inclusive a minha, se confirmou e Hamilton fechou com a pole o treino de qualificação já com o cronômetro zerado. É nítido que Hamilton está mordido com as declarações da imprensa inglesa que aponta seu companheiro Rosberg como favorito dentro da equipe. Rosberg por sinal, terminou o treino com cara de poucos amigos também, em 3º lugar.
Outra surpresa foi Magnussen em 4º a frente de seu companheiro, Jenson Button. Afirmo novamente que  essa posição era de Alonso, não fosse as cabeçadas da Ferrari.

O ponto negativo além do barulho dos motores foi a narração do Galvão Bueno. Acredito que passou a época dele, tendencioso, pretensioso, prepotente, são adjetivos que posso dar-lhe pelo seu desempenho na TV. Ele é simplesmente insuportável. Vamos torcer para que este seja o último ano dele a frente das transmissões de F1.

TEMPOS FINAIS - Qualifying

Q3
1. Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5. Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*
Q2
11. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m44s437
12. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m44s494
13. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m44s668
14. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m45s655
15. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 1m45s867
16. Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m47s293
Q1
17. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m34s293
18. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m34s794
19. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s117*
20. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m35s157
21. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m36s993
22. Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo



Vamos aos meus acertos no palpite para o qualifying.

Pole - Lewis Hamiton - Ok!
2ª - Fernando Alonso - Wrong! - Daniel Ricciardo.
3º - Nico Rosberg - Ok!
4º - Jenson Button - Wrong! - Kevin Magnussen (Mas acertei o carro!)
5º - Sebastian Vettel - Wrong! - Fernando Alonso

PALPITES (Race)

1º - Fernando Alonso
2º - Nico Rosberg
3º - Kevin Magnussen


Lets race!!

See You!!




3.14.2014

# GP Austrália - 2014 - Free Practices.

Cadê a emoção? Assisti ontem os treinos oficiais do Grande Prêmio da Austrália e pude escutar oficialmente o barulho (Não podemos mais chamar de ronco) do novos motores da Fórmula 1.

Foi decepcionante. O barulho dos turbos até que ficaram interessantes, lembrando em muito a antiga Fórmula Indy, mas o motor em si não produz barulho suficiente e muito menos emoção. Fiquei entediado em certos momentos.

O barulho dos motores é tão baixo que agora conseguimos escutar quando alguém trava as rodas. Nada muito emocionante também. 

O carro que mais me empolgou em termos de som foi a Toro Rosso. Alguma diferença no sistema de escape, acredito, pode ter dado uma apimentada no barulho do motor Renault.

Os carros, como já tinha visto em fotos, são horrorosos. Os menos feios são a Mclaren, Mercedes e Williams. Outro ponto que percebi foi que os pilotos ficaram mais expostos, ou seja, o capacete ficou mais alto em relação a carenagem. Alguma mudança de chassi deve ter elevado a posição deles.

TREINO

Minha aposta para dominar os treinos, Lewis Hamilton, de cara já teve problemas com o carro e precisou abandonar o treino livre 1, retornando no treino livre 2 e marcando a melhor volta do final de semana até agora, 1.29:625. Durante todo o treino 1, Alonso esteve na frente dos demais, parece que a Ferrari estava escondendo o jogo mesmo. No final, já testando o carro para outras situações de corrida, marcou o 3º tempo com 1.30:312.
Sebastian Vettel, sofrendo com seu RBR ainda conseguiu o 4º tempo com 1.30:381, mostrando talento para guiar um carro nitidamente ainda com problemas. Em certos momentos, com o audio da camera interna do carro, ao final da reta dava para escutar um barulho de ferro. Parecia que algo iria se soltar a qualquer momento. Minha outra aposta para o treino, Jenson Button, foi discreto marcando apenas o 5º tempo com 1.30:510.
Kimi Raikkonen, ainda está se adaptando a Ferrari. Com várias saídas de pista era nítido que ele ainda buscava o melhor ajuste e adaptação ao carro. No final, marcou 1.30:898e ficou com o 7º tempo.

As Lotus saíram à pista mas não conseguiram andar. Parecia que faltavam peças no carro. Para mim, das equipes de ponta é o carro com o desenvolvimento mais atrasado.
Felipe Massa, no treino 1 rodou bem, chegando a estar entre os três primeiros tempos. Já no segundo treino optou por desenvolver o carro e terminou com o 12º tempo, 1.31:119.

No final, ficou a impressão de que realmente a Mercedes tem o melhor carro no momento, colocando 0,5 segundo de vantagem sobre o primeiro carro depois deles, a Ferrari de Alonso.

Abaixo segue a classificação final dos dois primeiros treinos livres:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 1m29s625 
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1m29s782
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1m30s132
4. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 1m30s381
5. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1m30s510
6. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): 1m30s538
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari): 1m30s898
8. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): 1m30s920
9. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): 1m31s031
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): 1m31s054
11. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): 1m31s060
12. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 1m31s119
13. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes): 1m31s283 
14. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): 1m32s355
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari): 1m32s468
16. Daniil Kvyat (RUS/STR-Ferrari): 1m32s495
17. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): 1m33s489
18. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 1m33s646
19. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): 1m34m757
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): sem tempo
21. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): sem tempo
22. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): sem tempo

PALPITE

Meu palpite para o grid de largada.

1º - Lewis Hamilton 
2º - Fernando Alonso
3º - Nico Rosberg
4º - Jenson Button
5º - Sebastian Vettel

Volto com os post do qualifying.

See You!


3.13.2014

F1 - 2014 - Impressões

Hoje começa efetivamente a temporada 2014 da Fórmula 1. Analisando todos os testes de pré-temporada, as notícias e entrevistas veiculadas até hoje, cheguei a algumas conclusões do que podemos esperar neste inicio de temporada.

MOTORES

O melhor motor da pré-temporada testes foi o motor Mercedes que equipa os times Mclaren,Williams, Mercedes e Force Índia. Sem sombra de dúvida foi o motor que mais kilómetros rodou sem apresentar problemas, e com um desempenho acima dos demais fabricantes.
O motor Ferrari, que equipa os times Ferrari, Sauber e Marussia, também rodou bastante apesar de apresentar alguns problemas de confiabilidade. A Ferrari nunca teve uma expertise em motores turbo alimentados mas parece ter acertado a mão nesse motor. Na minha opinião, os italianos não andaram com o motor a 100%. Pelas declarações de pilotos e engenheiros o maior cuidado neste início de temporada será terminar as corridas. Acredito que depois de duas ou três provas o motor Ferrari estará andando no seu ideal de performance.
A grande decepção foram os motores Renault, que equipam RBR, Toro Rosso, Lotus e Caterham. Os times equipados com esse motor praticamente não conseguiram participar dos treinos da pré-temporada. O motor simplesmente não funcionou. A integração eletrônica e mecânica não existiu. É como se o planejamento eletrônico enviasse um comando ao motor e ele não "desse conta do recado". Acredito que a solução é fácil porém demorada.

EQUIPES (Principais)

Mclaren e Mercedes - Acredito que irão dominar as primeiras provas pois apresentam neste momento, o melhor conjunto mecânico/aerodinâmico.
Williams - Irá correr por fora nas primeiras provas. Melhorou muito em relação aos anos anteriores e a chegada do motor Mercedes foi essencial para esse avanço.
Ferrari - Como sempre, os italianos foram conservadores demais e apresentaram um carro que até agora é uma grande dúvida com relação a sua performance e confiabilidade.
RBR e Lotus - Têm potencial para crescer durante a temporada mas precisam resolver urgente os problemas com o motor Renault.

PILOTOS (Principais)

Fernando Alonso - Pelas entrevistas concedidas parece desconfortável com o carro e com a equipe. Precisará de muita força mental para ganhar provas e brigar pelo campeonato.
Kimi Raikkonen - O principal desafio do Finlandês será acostumar-se com o ambiente diferente que terá na Ferrari nesse ano, mas acredito que correrá solto, sem grandes pressões.
Sebastian Vettel - Irá correr sem pressões após o 4º campeonato conquistado. Se a Renault resolver os problemas de motor rapidamente ele irá crescer muito no campeonato.
Lewis Hamilton - Na minha opinião, é o piloto mais motivado do grid no momento. Tem o melhor carro e com certeza andará na frente nas primeiras provas.
Jenson Button - Tem um excelente carro e por ser considerado um "piloto cerebral" que economiza combustível e equipamento sairá na frente nesse início de temporada.
Kevin Magnussen - Mostrou que é rápido mas precisamos ver a tocada do rapaz.
Nico Rosberg - Possui um excelente equipamento mas ainda falta equilíbrio nas corridas a ele.
Daniel Ricciardo - Também é um piloto muito rápido mas agora com todo o peso de uma grande equipe sobre ele, será necessário avaliar seu comportamento.
Felipe Massa - Hum! Parece que a Williams acertou no desenvolvimento do carro. Se o Felipe deixar de acreditar na teoria da conspiração e focar em pilotar, vai incomodar principalmente nas primeiras provas. Oremos!!

A programação para o Grande Prêmio da Austrália é essa:

Free Practice 1 - Quinta-Feira - 22:30
Free Practice 2 - Sexta-Feira - 02:30
Free Practice 3 - Sábado - 00:00

Qualifying - Sábado - 03:00
Race - Domingo - 03:00

Na decorrer dessa programação vou postando minhas observações e palpites para a corrida.

See You!





2.03.2014

NFL #2

Uma lavada! Sim, foi uma lavada a final do SuperBowl XLVIII entre Seattle Seahawks e Denver Broncos que aconteceu ontem no MetLife Stadium em New Jersey-NY.

Quando eu vi o Peyton Manning aquecendo, depois entrando em campo e se preparando para a primeira jogada ofensiva, notei  que ele estava nervoso, inseguro. Logo na primeira jogada, bam!! Desatenção total e um snap ridículo. Safe e dois pontos para o Seattle. Pensei comigo: " hum, isso não está me cheirando bem"

Torcendo para o New England Patriots, eu precisava escolher um dos dois times que chegaram a final, Denver ou Seahawks. Precisava ser coerente na minha decisão. Optei pelos Broncos, apesar deles terem eliminado o meu time nos playoffs. Volto a afirmar, acho o pessoal dos Seahawks muito metidos.

De volta ao jogo! A proposta de Seattle era clara, pressionar Peyton Manning no pot a qualquer custo e evitar que ele jogasse tranquilo. Deu certo. Manning, na minha opinião, sentiu o golpe. Enquanto os Seahawks ainda estavam chutando à gol a situação era controlável, mas depois do primeiro touchdown as coisas prioraram. 

No intervalo, os norte-americanos mostraram porque são especialistas em show bussiness. Montam e desmontam um palco em 10 minutos. Incrivel! O show com Bruno Mars e Red Hot Chilli Peppers foi bom, não um espetáculo. Valeu pelo entretenimento. A acústica do estádio não ajudou.

Quando todos pensavam que John Fox iria arrumar o seu time no intervalo prolongado, o terceiro quarto começa com uma belíssima corrida de Percy Harvin de 84 jardas após o kick inicial. Demais!! Touchdown. Ali definitivamente a casa caiu. Seattle estava com o jogo nas mãos bastando apenas conduzí-lo até o final com calma.

Foram mais dois touchdowns de Seattle e um dos Broncos para finalizar o jogo em 43x8. Peyton Manning de três finais de superbowl, ganhou apenas um. Podem apostar que apesar de todos os recordes na Liga, essa derrota de Manning, irá render muita dor de cabeça a ele.

Agora é só aguardar a próxima temporada e torcer para que os Patriots consigam uma boa campanha. Torcer para Tom Brady e companhia quebrarem a maldição Gisele Bundchen.


1.28.2014

A cidade e as ideias.

Até quando iremos suportar o trânsito caótico em nossa cidade? Hoje, para que o trânsito flua modestamente, sem problemas, é necessário que uma composição de varíaveis dê certo. Caso contrário, o caos instaura-se. Os já intermináveis congestionamentos nas vias que dão acesso à Florianópolis transformam-se em um pandemônio quando acontece um acidente, uma pequena colisão, quando chove, ou às vésperas de algum feriado prolongado.

A cidade não suporta mais o número de automóveis crescente que transitam diariamente por ela. Não houve e não há um planejamento que resolva essa equação de espaço. Estamos sufocando!

Percebe-se, ao olhar para os automóveis presos nessa desordem, que eles são ocupados por uma ou duas pessoas. É raro encontrar um automóvel com quatro pessoas. Ou seja,  carros são meio de transportes ineficientes em deslocamentos urbanos. A proporção poluente x pessoa transportada é absurdamente grande.
Existem outras soluções muito mais eficientes para resolvermos esse problema. Por que não apostar em um transporte público eficiente com linhas inteligentes, ônibus climatizados e passagens com preços justos? As pessoas optam pelo automóvel ao invés do transporte público pois a qualidade do serviço é péssima, as linhas são absurdamente mal desenhadas e o custo da passagem na maioria das vezes é muito maior do que o preço do combustível para fazer o mesmo percurso de automóvel. 

Por que não apostar em um transporte marítimo, já que moramos em uma ilha? Foi construída uma beira-mar continental que leva você de nenhum lugar a lugar algum, ineficiente, puro desperdício de dinheiro público. Ali poderia ter sido construído um grande bolsão de estacionamento e dali as pessoas pegariam balsas que levariam às praias, ao centro da cidade, ao aeroporto, a qualquer lugar da cidade, como acontece por exemplo em Nova Iorque. Vários outros bolsões poderiam ser construídos ao longo do continente e das cidades adjacentes com a mesma finalidade.

Por que não apostar em ciclovias decentes pela cidade, facilitando o deslocamento por meio de bicicletas? Por que não apostar em bondes ,como em São Francisco e no Rio de Janeiro, nas partes altas e com aclives na cidade?

São ideias e medidas que iriam melhorar nossa qualidade de vida e reforçar nosso principal mercado, o turismo. Nossa cidade iria ficar mais charmosa, bonita. Poderíamos contemplar as suas belezas e a sua história com calma e sem chegar atrasado a nenhum compromisso.

Na sequência segue uma matéria do programa Cidades e Soluções que mostra exatamente como as ideias sugeridas acima já funcionam pelo mundo.

1.24.2014

Sunny day

Para encerrarmos essa semana que começou difícil mas terminou ótima!

Waiting on a sunny day - Bruce Springsteen - THE BOSS!!

Esperando um dia ensolarado.

Está chovendo mas não há uma nuvem no céu,
Deve ser uma lágrima de seu olho,
Tudo vai ficar bem,

Engraçado, eu pensei que tinha sentido uma doce brisa de verão,
Deve ter sido você suspirando profundo,
Não se preocupe, nós vamos achar um jeito,

Eu estou esperando, esperando um dia ensolarado,
Nós vamos mandar as nuvens embora, esperando um dia ensolarado,

Sem você, eu estou como a chuva, caindo,
Eu estou incompleto,
Eu preciso de você para mandar essas nuvens embora,

Sem você eu sou um baterista que não consegue manter o ritmo,
Um caminhão de sorvete em uma rua deserta,
Espero que você venha para ficar,

Eu estou esperando, esperando um dia ensolarado,
Nós vamos mandar as nuvens embora, esperando um dia ensolarado,

Tempos difíceis, meu amor, eles vem para todos nós,Certo como o "tick tack" do relógio na parede,
Certo como a transformação da noite em dia,

Seu sorriso traz a luz da manhã para os meus olhos,
Abrindo o ceú quando eu me levanto,
Espero que você venha para ficar,


Eu estou esperando, esperando um dia ensolarado,
Nós vamos mandar as nuvens embora, esperando um dia ensolarado.



1.21.2014

Grupos de poder


Ontem assisti ao programa Globonews-Em Pauta. Mostraram uma matéria sobre os reais motivos da reforma ministerial do governo. Segundo a opinião dos apresentadores, o objetivo não é qualificar os membros das pastas ministeriais ou reoxigenar os ministérios; e sim buscar o melhor "mix" de partidos e futuros aliados para a eleição presidencial de outubro. Quanto mais partidos compuserem esse "mix”, maior será o tempo de propaganda eleitoral na televisão e rádio concedido ao partido do governo. 


Na mesma hora lembrei-me de Diogo Mainardi, que em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura no dia 20/08/2012, falou que não é contra PT ou PSDB, direita ou esquerda; e sim contra grupos organizados que querem perpetuar-se no poder a qualquer custo. A minha opinião é que estamos assistindo exatamente a isso no nosso País. 


As mais variadas artimanhas estão sendo usadas para atingir esse objetivo. Políticas assistencialistas, uso da máquina pública, "contratos ministeriais", etc. Faz-se uso de programas de assistência à população para "amarrar" os eleitores ao atual grupo no poder. Infelizmente a parcela da população que recebe esses programas é a parcela mais representativa na hora do voto. Não os culpo, pois eles precisam viver e a única forma de isso acontecer é concordando com essa situação, pois a administração pública não desenvolve um plano social que dê oportunidades de crescimento a essas pessoas.


Para o governo é interessante manter sua população longe da educação e da cultura, é interessante manter a máquina assistencialista operando. Assim, eles afastam a possibilidade das pessoas mudarem sua visão a respeito de vida, de formarem opinião e de quererem mais. 


Parece que no Brasil é proibido obter educação, cultura e sucesso na vida. Isso vai contra os princípios dos grupos de poder que governam nosso País.


1.20.2014

NFL #1

E o sonho acabou! Ontem, o New England Patriots perdeu a chance de disputar o Super Bowl 48 ao ser derrotado pelo Denver Broncos por 16x26.

Os Broncos estavam impecáveis. Sua linha ofensiva abriu vários corredores para a passagem dos atacantes e a linha defensiva segurou bem o ataque dos Patriots. Os Patriots simplesmente não conseguiram jogar. Como se esperava, tanto Brady quanto Manning jogaram muito, mas no caso do segundo o time inteiro jogou com ele.
Outro ponto negativo para o time de Boston foi a lesão de Aqib Talib. Enquanto estava em campo não permitiu a movimentação e a recepção de passes por Demaryius Thomas. É muito pouco dizer que a derrota veio apenas a partir da lesão de Talib. Os Patriots estavam irreconhecíveis. Nenhum turnover, uma atuação apagada de Amendola, linhas confusas, etc.

Enfim, apesar de lamentar, os Broncos mereçeram a vitória. Um fato curioso: desde que se casou com Gisele Bundchen, Tom Brady não chegou a mais nenhuma vitória no SuperBowl. A sina continua!

No outro jogo de domingo entre 49ers e Seahawks a disputa foi mais equilibrada. Confesso que torci pelos 49ers, acho um time mais simpático. O pessoal de Seattle é um pouco metido. No jogo, vi uma linha ofensiva de São Francisco ótima, mas a linha defensiva dos Seahalks também estava impossível com várias interceptações. São Franciso teve a chance de empatar no final e levar à prorrogação, mas o passe foi interceptado por Sherman.
Na minha opinião, os 49ers deveriam ter pedido tempo quando faltava 1:30 para o final e estavam perto da linha de 30 jardas. Não entendi porque a pressa para uma nova descida. No final, 49ers 17 Seahalks 23. Fiquei aborrecido com a comemoração de Sherman após a última interceptação, achei que faltou um pouco de respeito com o time adversário.

Irei torcer para os Broncos no SuperBowl. Acho um time mais trabalhador, mais humilde, diferente dos Seahawks.

Agenda: SuperBowl XLVIII - 02/02 - Nova Iorque - Metlife Stadium.