3.17.2014

# GP da Austrália - 2014 - Final Analysis

Decepcionante. Essa é a palavra que define a etapa da Austrália de Fórmula 1. A última esperança de emoção que era a largada e ver todos os carros andando juntos em condições de corrida, foi para o espaço já na primeira volta. Simplesmente não aconteceu.Tenho certeza que não sou o único que pensa dessa forma. Se o objetivo dessa mudança era atrair mais público para a televisão e aos circuitos, o tiro saiu pela culatra. A minha aposta é que este regulamento não fica para o ano que vem. Pelo menos algumas modificações serão propostas. Até os pilotos começam a revelar sua opinião de que a Fórmula 1 perdeu o seu charme.

RACE

A minha aposta para a vitória, Lewis Hamilton, saiu da corrida já nas primeiras voltas com problemas na sua Mercedes e viu seu companheiro de equipe, Nico Rosberg que havia feito uma ótima largada, assumir a ponta e não a deixar mais até a bandeirada final.
Felipe Massa como sempre, teve má sorte e foi atingido logo na largada pelo japonês maluco, Kobayashi. Esse é o risco que se corre langando do meio do pelotão para trás. O seu companheiro de equipe, Bottas, fez uma bela corrida apesar do toque no muro nas primeiras voltas quando vinha ganhando várias posições. Teve sorte do seu toque no muro deixar detritos na pista e ocasionar a entrada do SafetyCar. Assim, conseguiu fazer o pitstop para trocar o pneu furado após o toque e retornar sem perder voltas. Depois disso, escalou o pelotão e terminou em 5º lugar.
Fernando Alonso fez uma corrida discreta e terminou em 4º lugar, evidenciando a diferença de equipamento para as outras equipes, principalmente Mercedes e Mclaren. A Ferrari precisará desenvolver muito esse carro se quiser lutar pelo campeonato. Já Kimi Raikkonen sofreu demais na corrida, mostrando que precisa de muita adaptação à Ferrari.
Os destaques da corrida, além de Nico Rosberg que fez uma corrida estupenda, foram Ricciardo, Magnussen e Button. Desses últimos três, a revelação foi Magnussen, fazendo uma corrida de piloto experiente, sem erros. Já seu companheiro, Button fez uma corrida cerebral como sempre. Para mim, além de Hamilton é o favorito para o título desse ano. Uma pena a desclassificação de Ricciardo, não merecia. Fez uma excelente corrida mostrando que irá incomodar Vettel. Essa desclassificação confirmou algumas suspeitas minhas em relação a RBR desde 2010. Sempre achei impossível um carro ter tamanho desempenho seguindo as mesmas regras das outras equipes. Vamos ver o seu desempenho na Malásia, próxima etapa da Fórmula 1. Em tempo, Vettel deu três voltas com a sua RBR e abandonou.

Resultado dos meus palpites:

1º - Fernando Alonso - Wrong! - Nico Rosberg
2º - Nico Rosberg - Wrong! - Kevin Magnussen
3º - Kevin Magnussen - Wrong! - Jenson Button

PS: Acertei dois de três pilotos, mas com posições invertidas. A posição do Alonso realmente foi um palpite com o coração.

Outra informação importante. Nico Rosberg fez a melhor volta da corrida com 1:32.478. Em contrapartida a melhor volta nesse circuito em 2013 foi de Kimi Raikkonen com 1:30.030. O carro desse ano é quase dois segundos e meio mais lento do que o carro do ano passado.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710
2. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777
3. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675
8. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441
9. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585
10. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916
11. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta
12. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1
13. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2
14. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): +8 

Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): 29
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): 27
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 3
Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 2
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): 0
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 0
Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): desclassificado

MUNDIAL DE PILOTOS

1.  Nico Rosberg:  25 pontos
2.  Kevin Magnussen: 18
3.  Jenson Button: 15
4.  Fernando Alonso: 12
5.  Valtteri Bottas: 10
6.  Nico Hulkenberg: 8
7.  Kimi Raikkonen: 6
8.  Jean-Eric Vergne: 4
9.  Daniil Kvyat: 2
10. Sergio Pérez: 1

PRÓXIMA ETAPA

28, 29 e 30 de março - GP da Malásia - Sepang.

See You!!




No comments:

Post a Comment