3.13.2014

F1 - 2014 - Impressões

Hoje começa efetivamente a temporada 2014 da Fórmula 1. Analisando todos os testes de pré-temporada, as notícias e entrevistas veiculadas até hoje, cheguei a algumas conclusões do que podemos esperar neste inicio de temporada.

MOTORES

O melhor motor da pré-temporada testes foi o motor Mercedes que equipa os times Mclaren,Williams, Mercedes e Force Índia. Sem sombra de dúvida foi o motor que mais kilómetros rodou sem apresentar problemas, e com um desempenho acima dos demais fabricantes.
O motor Ferrari, que equipa os times Ferrari, Sauber e Marussia, também rodou bastante apesar de apresentar alguns problemas de confiabilidade. A Ferrari nunca teve uma expertise em motores turbo alimentados mas parece ter acertado a mão nesse motor. Na minha opinião, os italianos não andaram com o motor a 100%. Pelas declarações de pilotos e engenheiros o maior cuidado neste início de temporada será terminar as corridas. Acredito que depois de duas ou três provas o motor Ferrari estará andando no seu ideal de performance.
A grande decepção foram os motores Renault, que equipam RBR, Toro Rosso, Lotus e Caterham. Os times equipados com esse motor praticamente não conseguiram participar dos treinos da pré-temporada. O motor simplesmente não funcionou. A integração eletrônica e mecânica não existiu. É como se o planejamento eletrônico enviasse um comando ao motor e ele não "desse conta do recado". Acredito que a solução é fácil porém demorada.

EQUIPES (Principais)

Mclaren e Mercedes - Acredito que irão dominar as primeiras provas pois apresentam neste momento, o melhor conjunto mecânico/aerodinâmico.
Williams - Irá correr por fora nas primeiras provas. Melhorou muito em relação aos anos anteriores e a chegada do motor Mercedes foi essencial para esse avanço.
Ferrari - Como sempre, os italianos foram conservadores demais e apresentaram um carro que até agora é uma grande dúvida com relação a sua performance e confiabilidade.
RBR e Lotus - Têm potencial para crescer durante a temporada mas precisam resolver urgente os problemas com o motor Renault.

PILOTOS (Principais)

Fernando Alonso - Pelas entrevistas concedidas parece desconfortável com o carro e com a equipe. Precisará de muita força mental para ganhar provas e brigar pelo campeonato.
Kimi Raikkonen - O principal desafio do Finlandês será acostumar-se com o ambiente diferente que terá na Ferrari nesse ano, mas acredito que correrá solto, sem grandes pressões.
Sebastian Vettel - Irá correr sem pressões após o 4º campeonato conquistado. Se a Renault resolver os problemas de motor rapidamente ele irá crescer muito no campeonato.
Lewis Hamilton - Na minha opinião, é o piloto mais motivado do grid no momento. Tem o melhor carro e com certeza andará na frente nas primeiras provas.
Jenson Button - Tem um excelente carro e por ser considerado um "piloto cerebral" que economiza combustível e equipamento sairá na frente nesse início de temporada.
Kevin Magnussen - Mostrou que é rápido mas precisamos ver a tocada do rapaz.
Nico Rosberg - Possui um excelente equipamento mas ainda falta equilíbrio nas corridas a ele.
Daniel Ricciardo - Também é um piloto muito rápido mas agora com todo o peso de uma grande equipe sobre ele, será necessário avaliar seu comportamento.
Felipe Massa - Hum! Parece que a Williams acertou no desenvolvimento do carro. Se o Felipe deixar de acreditar na teoria da conspiração e focar em pilotar, vai incomodar principalmente nas primeiras provas. Oremos!!

A programação para o Grande Prêmio da Austrália é essa:

Free Practice 1 - Quinta-Feira - 22:30
Free Practice 2 - Sexta-Feira - 02:30
Free Practice 3 - Sábado - 00:00

Qualifying - Sábado - 03:00
Race - Domingo - 03:00

Na decorrer dessa programação vou postando minhas observações e palpites para a corrida.

See You!





No comments:

Post a Comment