3.14.2014

# GP Austrália - 2014 - Free Practices.

Cadê a emoção? Assisti ontem os treinos oficiais do Grande Prêmio da Austrália e pude escutar oficialmente o barulho (Não podemos mais chamar de ronco) do novos motores da Fórmula 1.

Foi decepcionante. O barulho dos turbos até que ficaram interessantes, lembrando em muito a antiga Fórmula Indy, mas o motor em si não produz barulho suficiente e muito menos emoção. Fiquei entediado em certos momentos.

O barulho dos motores é tão baixo que agora conseguimos escutar quando alguém trava as rodas. Nada muito emocionante também. 

O carro que mais me empolgou em termos de som foi a Toro Rosso. Alguma diferença no sistema de escape, acredito, pode ter dado uma apimentada no barulho do motor Renault.

Os carros, como já tinha visto em fotos, são horrorosos. Os menos feios são a Mclaren, Mercedes e Williams. Outro ponto que percebi foi que os pilotos ficaram mais expostos, ou seja, o capacete ficou mais alto em relação a carenagem. Alguma mudança de chassi deve ter elevado a posição deles.

TREINO

Minha aposta para dominar os treinos, Lewis Hamilton, de cara já teve problemas com o carro e precisou abandonar o treino livre 1, retornando no treino livre 2 e marcando a melhor volta do final de semana até agora, 1.29:625. Durante todo o treino 1, Alonso esteve na frente dos demais, parece que a Ferrari estava escondendo o jogo mesmo. No final, já testando o carro para outras situações de corrida, marcou o 3º tempo com 1.30:312.
Sebastian Vettel, sofrendo com seu RBR ainda conseguiu o 4º tempo com 1.30:381, mostrando talento para guiar um carro nitidamente ainda com problemas. Em certos momentos, com o audio da camera interna do carro, ao final da reta dava para escutar um barulho de ferro. Parecia que algo iria se soltar a qualquer momento. Minha outra aposta para o treino, Jenson Button, foi discreto marcando apenas o 5º tempo com 1.30:510.
Kimi Raikkonen, ainda está se adaptando a Ferrari. Com várias saídas de pista era nítido que ele ainda buscava o melhor ajuste e adaptação ao carro. No final, marcou 1.30:898e ficou com o 7º tempo.

As Lotus saíram à pista mas não conseguiram andar. Parecia que faltavam peças no carro. Para mim, das equipes de ponta é o carro com o desenvolvimento mais atrasado.
Felipe Massa, no treino 1 rodou bem, chegando a estar entre os três primeiros tempos. Já no segundo treino optou por desenvolver o carro e terminou com o 12º tempo, 1.31:119.

No final, ficou a impressão de que realmente a Mercedes tem o melhor carro no momento, colocando 0,5 segundo de vantagem sobre o primeiro carro depois deles, a Ferrari de Alonso.

Abaixo segue a classificação final dos dois primeiros treinos livres:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 1m29s625 
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1m29s782
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1m30s132
4. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 1m30s381
5. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1m30s510
6. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): 1m30s538
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari): 1m30s898
8. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): 1m30s920
9. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): 1m31s031
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): 1m31s054
11. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): 1m31s060
12. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 1m31s119
13. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes): 1m31s283 
14. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): 1m32s355
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari): 1m32s468
16. Daniil Kvyat (RUS/STR-Ferrari): 1m32s495
17. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): 1m33s489
18. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 1m33s646
19. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): 1m34m757
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): sem tempo
21. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): sem tempo
22. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): sem tempo

PALPITE

Meu palpite para o grid de largada.

1º - Lewis Hamilton 
2º - Fernando Alonso
3º - Nico Rosberg
4º - Jenson Button
5º - Sebastian Vettel

Volto com os post do qualifying.

See You!


No comments:

Post a Comment