9.30.2014

As Palmeiras de Burle Marx

Ontem, por uma coincidência, fui levado a conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade. Do passado ao presente, infelizmente identifiquei ligações que me deixaram triste.

Vagando em um site local, notei um link que levava a um infográfico que explicava a mudança do nome da nossa cidade, de Desterro para Florianópolis. Para minha surpresa, o link não era claro na explicação.

Assim, resolvi investigar mais. De um site a outro, acabei mudando o foco e parti para apreciar fotos antigas de Florianópolis. Que cidade linda! Antes. Antes da mão e das máquinas humanas retalharem a ilha que a natureza delicadamente construiu.

Uma foto me chamou a atenção, a do projeto do aterro da baía sul realizado pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx em 1971. O mar que batia no mercado público, banhava os quintais dos casaríos  foi recuado com aterro para a construção de vias de acesso à capital. Acredito que em uma tentativa de maquiar essa desfiguração foi encomendado o projeto ao arquiteto carioca. Confesso, era muito bonito. Realmente uma obra de arte. Não tanto quanto a obra anterior que ali antes econtrava-se, mas o esforço de Burle Marx de tentar recompensar a natureza foi imenso.

Atualmente, Florianópolis tem nesse espaço um terminal de ônibus caótico, que não tem capacidade de absorver a crescente demanda de passageiros. Tem um camelódromo, vendendo bugangas a 1,99. Tinha uma feira de frutas e verduras, removida há alguns anos.Tem um estacionamento que pela incompetência da administração pública precisou ser repassado a iniciativa privada. Tem uma empresa que diz ser a companhia operadora dos terminais de integração, terminais esses que estão virando mausoléos pela cidade. E para finalizar há outro espaço que antes era utilizado como estacionamento e atualmente é um depósito de entulhos.

De erro em erro, da incompetência da administração pública ao brilhante trabalho de Burle Marx, hoje, 43 anos depois, ali sobraram apenas as palmeiras plantadas por ele. E ainda preciso pesquisar como Desterro tornou-se Florianópolis.

Aterro em construção (1)
 Aterro em contrução (2)
Aterro com Projeto (1)


Aterro com Projeto (2)


 Fonte: Google Images

See You!!


No comments:

Post a Comment